Serra de Salamanca e seus povoados medievais – La Alberca, Mogarraz, Miranda del Castañar e Candelario

Há cinco meses escrevi sobre Ávila e Salamanca, mas descobri um motivo para voltar a falar desta região, vizinha à comunidade de Madri, no norte da Península Ibérica.

As montanhas da Comunidade de Salamanca compostas pela Sierra de Gata, Sierra de Francia e Sierra de Béjar, escondem povoados típicos da Idade Média e paisagens belíssimas.

La Alberca
La Alberca

Distante a apenas 76 km da cidade de Salamanca, pouco menos de uma hora fazendo o percurso de carro, La Alberca é a porta de entrada à Sierra de Francia. Literalmente, a sensação é de voltar no tempo ou entrar em um set de filmagem ambientado na Idade Média.

De lá seguimos seis quilômetros por uma estrada secundária e chegamos à Mogarraz, foi uma comunidade judaica até o século XV quando todos foram obrigados a converter-se ao catolicismo.

Hoje, as fachadas da casas exibem pinturas dos rostos dos moradores dos anos 70, baseadas nas fotografias 3×4 que tiveram que fazer em 1967 para emitir seus documentos de identidade. O pintor Florencio Maíllo, nascido em Mogarraz, usou estas fotos para retratar os rostos dos então 388 moradores da vila.

Fachadas das casas com as fotos dos moradores do anos 70.
Fachadas das casas com as fotos dos moradores do anos 70.

Cerca de 10 quilômetros mais à frente está Miranda del Castañar. O local ainda conserva o castelo construído no século XII e a muralha que protegia a cidade dos invasores.

Na estrada, a caminho de Candelario. Ao fundo a Serra e Covatilla.
Na estrada, a caminho de Candelario. Ao fundo a Serra e Covatilla.

De Miranda del Castañar seguimos por mais 40 quilômetros em direção a Sierra de Béjar e chegamos a Candelario, cidade no pé de uma belíssima montanha nevada, a estação de esqui La Covatilla.

De lá até Ávila são mais 100 quilômetros (NADA cansativos) por estradas secundárias.

Percurso de serra entre os quatro povoados.
Percurso de serra entre os quatro povoados.
Percurso desde Salamanca, passando pela serra e chegada em Ávila.
Percurso desde Salamanca, passando pela serra e chegada em Ávila.

Que tal sair de Madrid, ir para Salamanca, visitar a cidade, pernoitar, acordar e fazer este passeio pelas serras? Na volta, durma em Ávila, conheça sua muralha e depois retorne a Madri.

Percurso total com saída e chegada em Madri.
Percurso total com saída e chegada em Madri.

Outra opção é dormir na serra. O Mogarraz Hotel e Spa é um quatro estrelas na cidade homônima, que também tem um excelente restaurante, o Mirassiera.

Vista do centro de Salamanca e a Catedral desde a ponte romana
Vista da Catedral de Salamanca desde a ponte romana

Não deixe de conhecer Salamanca. Ver novamente a Plaza Mayor, provocou a mesma emoção de como se estivesse chegado ali pela primeira vez. O restaurante El Mesón de Gonzalo continua excelente. Mas conheci a Casa Paca, imperdível para um almoço. Se você já tiver visitado a Nova Catedral de Salamanca, faça o tour pelas suas torres e quando chegar ao topo admire a vista desta que é uma das cidades mais bonitas da Espanha.

Plaza Mayor noite mesas
Plaza Mayor de Salamanca

Informações

Salamanca

Hotel Rector: um dos melhores hotéis que eu já fiquei com uma das camas mais confortáveis. Além disso, com apenas 13 quartos, o lugar é sinônimo de bom atendimento, simpatia e serviço individualizado. O café da manhã tem poucas coisas, mas todas de qualidade, frescas e deliciosas – frutas, bolos caseiros, pães, iogurte, cereais, suco de laranja, presunto cru e queijo. Eles fazem ovo, do jeito que você quiser, na hora. Está localizado ao lado da ponte romana e a 400 metros da Catedral e a 700 metros da Plaza Mayor.

Fachada do Hotel Rector
Fachada do Hotel Rector

El Mesón de Gonzalo: excelente restaurante com comida típica da região como cordeiro, carnes e peixes. As verduras da estação de entrada estavam tão boas que nem pareciam verduras. Está no Guia Michelin. Plaza Poeta Iglesias, 10. Telefone: (+34) 923 21 72 22.

Casa Paca: oferece um amplo cardápio de carnes e peixes. Ideal para almoço. Reserve uma das mesas na calçada. Faz parte do Guia Michelin, Guia Repsol e Guia Roja. Plaza del Peso, 10. (+34) 923 21 89 93.

Casa paca
Casa paca
Casa Paca
Casa Paca

 

 

 

 

 

 

Clique para mais informações sobre o tour pelas torres da Velha e Nova Catedral de Salamanca.

Vista de Salamanca do alto de uma das torres da Catedral
Vista de Salamanca do alto de uma das torres da Catedral

Hermanos Hoyos: loja para comprar embutidos, presunto cru, patês de azeitona, queijos típicos, azeites e etc. Calle San Justo, 26 e Calle Rúa Mayor, 16.

Mogarraz

Mirassiera: restaurante de comida caseira e carnes na brasa. Eu não comi neste restaurante porque terminei a visita na cidade meio-dia e o restaurante só abriria às 14 horas, o que é o costume na Espanha. Porém, gostei do local que foi muito bem recomendado por uma amiga brasileira que mora em Madri faz mais de oito anos, e também por moradores de Salamanca. Miguel Angelo Maillo, 58. Telefone: (+34) 923 41 81 44 ou 923 41 80 25.

restaurante Mirassiera em Mogarraz
restaurante Mirassiera em Mogarraz

Clique para ir ao site do Vila de Mogarraz Hotel e Spa.

Candelario

Taberna El Ruedo: eu almocei nesta restaurante, localizado na última cidade do roteiro, pouco depois das três da tarde. Eu achei a taberna perguntando para moradores da cidade no caminho entre o estacionamento público e a praça principal. A degustação de croquetas e o solomillo (filet mignon) com foie gras, batatas e molho de cereja estavam ótimos, mas o melhor de tudo foi o sorvete de marzipã com calda de chocolate.

Leia o que escrevi sobre Ávila e Salamanca.

 

 


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s