Inverno em Torino e Courmayeur

Nevou muito em Torino, no norte da Itália, e muito mais em Courmayeur, estação de esqui nos alpes, apesar de ser meados de março. Ainda bem que a subida da montanha é feita por túneis (acho que são cinco ou seis deles, que praticamente se emendam), caso contrário não teria chegado, ou ficaria preso na tempestade de neve.

Três dias para conhecer as duas cidades são suficientes se o objetivo não for esquiar

Courmayeur_italia
Courmayeur
torino_italia
Torino

Courmayeur fica a uma hora e meia de carro de Torino, no Vale de Aosta, onde faz fronteira com França e Suiça. A mais conhecida estação de esqui da França, Chamonix, está a 10 minutos dali. Se estiver em busca de agito e neve, tire mais um dia e vá até o lado francês da montanha.

A sugestão de local para almoçar em Courmayeur é La Pizzetta e você está obrigad@ a escolher a polenta com queijo fontina, me dá fome só de lembrar.

E se como 99,9% dos brasileiros, você também é aficionado pela comida italiana, então Torino vai ser um paraíso. Gosta de chocolate também? Saiba que a cidade deu origem a Gianduia, mistura de chocolate e avelã.

L1030248

As dicas dos restaurantes foram dadas por uma italiana, nascida e criada em Torino, atendendo ao meu pedido de lugares típicos onde se come a verdadeira comida piemontesa.

O Porto Di Savona, localizado na belíssima Piazza Vittorio Veneto, 2, é excelente. O restaurante existe desde 1863 e a arquitetura da época está preservada. Foi o melhor de todos. De entrada fui de polenta com fundato, e prato principal de bolito. A sobremesa, claro, foi tiramisu com gianduia. . .

A outra dica é o Pautasso, na Piazza Emanuele Filiberto, 4. Uma tradicional cantina italiana com toalhas vermelhas e brancas quadriculadas e coisas penduradas no teto. A sugestão ali é experimentar o Bagna Caoda. Prato típico do inverno, é uma espécie de fondue italiano. No lugar do queijo, o creme é feito de alho, azeite e anchovas, e ao invés de pão, se come com verduras.

L1030246

A terceira e ótima opção é a Osteria del Tagliere, na Via Corte d´Appello, 4. Como o nome diz, é uma osteria, portanto não espere nada elaborado (mas saboroso sim).

E coma muito chocolate Giandujotto antes de ir embora.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s