Imagina domingo com sol e calor, você sentando em um terraço tomando vinho branco gelado e conversando com amigos. No horizonte um gramado, um pasto e uma praia quase particular de areia branca e água azul caribe. Assim é a Finca Atalis, em Menorca.
O hotel tem apenas 10 quartos. A gerente faz o café da manhã especialmente para você, um dia resolve fazer um bolo diferente, no outro uma quiche. O frigobar é coletivo e você anota o que consome. A sensação é de estar em sua própria casa.
A piscina é indescritível.
Voltando a cena inicial, nos sentimos no paraíso e apenas um fim de semana ali foi muito pouco. Cogitamos matar trabalho, aula e etc e voltar na segunda-feira ou no fim de semana seguinte. A primeira opção era inviável. A segunda impossível porque não tinha mais vaga.
A Finca Atalis fica em um pueblo chamado Santo Tomás. A localização é excelente pois está no meio da ilha e é o único hotel finca pé na areia. Os outros hotéis finca estão distantes da praia. Há a opção de hotéis das redes tradicionais a beira mar, ou seja hotéis tipo de cidade, na praia.
Praias – a praia de Atalis, é muito bonita, mas não é a mais bonita da ilha. Porém, como o único jeito de se chegar ali é pelo hotel, ou caminhando por trilhas que se iniciam nas praias vizinhas, o local recebe poucos turistas. É praticamente uma praia particular. (Encontrei ali idosos fazendo nudismo).
As outras praias em que estive Macarelleta, Macarella e Mitjana são muito mais bonitas, são calas (pequenas enseadas). Entre as três, a melhor para mim foi a de Mitjana porque “a farofa” estava menor. Macarella e Macarelleta estavam lotadas, isso porque ainda estamos em junho. Segundo os espanhóis, em agosto, mês de alta temporada, temos que acordar cedo, como às 7 da manhã, para pegar um lugar ao sol. O acesso a essas praias é controlado pelos estacionamentos. Quando lotam, não entra mais ninguém.
E aqui vai outra dica. En Mitjana tem um único estacionamento, mas em Macarelleta e Macarella tem dois. Um deles não paga, mas a caminhada até a Macarelleta leva uns 30 minutos e se você quiser seguir até Macarella tem que pegar mais uma trilha. O outro estacionamento custa 5 euros a diária, e está ao lado das duas calas, são 5 minutos andando.
Ciutadella e restaurates – Ciutadella no extremo sul da ilha é um charme. Ali está a principal marina e o restaurante mais cobiçado da ilha: o Café Balear. Preço razoável e comida excelente.
Se come muito bem em menorca. No Finca Atalis não tem restaurante, mas tem serviço de catering, com boa comida. Na cidade ao lado tem o Ca Na Pilar, 10 minutos de carro desde o hotel. O endereço é: Avinguda de la Mar, 1, Es Migjorn.
Aluguel de carro – se você quiser se locomover na ilha, terá que alugar um carro. A opção mais barata é o Golden Car. A única inconveniência é que a loja não está dentro do aeroporto, como as outras locadoras, e uma van te levará até o local, cerca de 10 minutos de viagem.
1 hora de vôo – o vôo de Madrid até Menorca dura 1 hora. Era para termos saído às 4 da tarde e chegado às 5. Mas por problemas técnicos no avião da Ibéria, o vôo atrasou 4 horas . . . e um detalhe, quase perdemos. Depois de quase 3 horas esperando e tentando descobrir o que estava acontecendo, a companhia aérea nos “presenteou” com um sanduíche. Junto com a merenda, comprei vinho. Nos empolgamos no papo – eu e uma espanhola falando sobre política…, enfim quando me dei conta o status do vôo era last call. Saímos correndo e ao chegar no portão de embarque depois de 4 horas de espera, tomei bronca do funcionário que me perguntou em quantos éramos e que se todos não chegassem em 5 minutos, o avião partiria sem nós. E meus companheiros de viagem não chegavam. Foram em outro portão de embarque. No final deu tudo certo.
[…] As areias da Cala Mitjna são disputadíssimas, mas se você quiser um pouco mais de sossego, pode ir até as calas mais tranquilas próximas dali como a Trebaluger, Escorxada e Fustam. Leia mais sobre o hotel e as outras praias de Menorca clicando. […]