Segredos de Istambul

Bósforo, Santa Sofia, Mesquita Azul, Palácio e Museu de Topkapi, Torre de Gálata, Grande Bazar . . . Istambul é tudo isso e muito mais. Me hospedei ao lado da Galata Kulesi na casa de um amigo turco, nascido e criado na cidade. Ele me ciceroneou por lugares não tão turísticos e que me proporcionaram uma vivência mais turca de Istanbul. Conheci bons restaurantes (nenhum caro) e bairros a beira do Bósforo que nunca teria ido sem a ajuda de um Istanbulî.

 

photo 2

 

Karaköy Lokantasi: para mim o melhor restaurante. Parecia que estava no Bar Astor versão Turquia. Você escolhe as comidinhas direto no balcão. Uma melhor que a outra. E depois pode ir de peixes e frutos do mar frescos. O bairro de Karakoy é emergente no sentido de que em meio a ruas um tanto destruídas e prédios degradados aparecem bares e restaurantes muitos charmosos e com boa comida. Se você estiver hospedad@ na cidade velha, o local é próximo, está do outro lado do Bósforo ao atravessar a ponte de Gálata. Endereço: Kemankes Caddesi 37/A. Telefone: 212 292 4455.

Karakoy Karakopy 2

istanbul_restoran_karakoy-lokantasi_105560129860751896521250

Zubeyir: achar uma kebaberia em Istanbul é muito fácil. Mas se você quiser ir ao melhor restaurante de Kebab aqui está a dica. As entradas também estavam muito boas. Endereço: Bekar Sokak, 28, Beyoglu. Telefone: 212 293 3951. (o site está fora do ar).

Lokma: fui informado que a refeição mais importante para os turcos é o café da manhã, e pude comprovar. No final de semana, os restaurantes que servem café da manahã a beira do Bósforo estavam lotados de moradores locais desfilando seus Porsches e suas Ferraris, para país emergente nehum botar defeito. No sábado fui a um deles, o Lokma. Pedimos dois tipos de ovos, frutas, sucos, chá, café, variados tipos de pães e outras comidas típicas turcas, deliciosas. Endereço: Yahya Kemal Caddesi, 18. Telefone: 212 265 7171
Blog 4

Bodrum Manti & Cafe: o melhor Çitir Bihter da cidade – uma espécie de ravióli minúsculo feito a mão (ou seja trabalho dobrado), recheado com carne, servido com molho de iogurte (com ou sem alho) e depois por cima um outro molho de tomate com manteiga. Quem quiser pode adicionar um tipo de orégano feito de especiarias. Eu tinha comido Çitir Bihter na Espanha, mas esse é muito melhor porque depois de cozida, a massa é assada, ou seja, fica crocante. Na cidade há cinco Bodrum Manti & Café e todos ficam abertos 24 horas por dia. Fui no de Arnavutköy e recomendo esse pois está a beira do Bósforo entre as duas pontes que ligam o lado Europeu e Asiático de Istambul. Depois de comer, a recomendação é fazer a digestão caminhando a beira do canal e visitar o bairro de Ortakoy. Endereço: Arnavutköy, 1. Caddesi. Telefone: 0212 263 29 18-19.

Ravioli turco IMG_DFF120-8664D0-E1F968-C81CF4-BB9FE8-28587C IMG_5FAFAA-76596A-6B72C7-776DEB-ADF6D2-9095E8

Sugestão: você pode pegar um barco na Ponte Gálata da Sehir Hatlari e fazer o passeio pelo Bósforo até Ortakoy por apenas 10 liras. Descer em Ortakoy visitar o local e a mesquita a beira do canal e depois pegar um táxi até o Bodrum Manti & Café. Ortakoy me lembrou muito um market londrino, mas a beira do Bósforo.

Terraços: a cidade está repleta de terraços que possibilitam vistas privilegiadas de Istanbul e seu Pôr-do-sol.

1) No meio do tumulto de turistas que andam entre a Mesquita Azul e a Santa Sofia, encontra-se o terraço do Seven Hills Hotel. O lugar está bem no meio desses dois monumentos históricos e tem vista para o Mar de Marmara. Ver o sol se pôr desde aqui é único e por isso o preço é salgado, mas vale pela vista. (O mesmo vinho branco que tínhamos pago 60 liras turcas na noite anterior, ali custava 120 liras turcas). Endereço: Tevkifhane Sokak No 8/A, Sultanahmet. Telefone: 2012 516 9497.
2) X Restaurante & Bar. Está localizado dentro do centro de artes de Istanbul em Gálata. Na subida ao terraço, uma artista plástica montou uma instalação de espelhos, conforme o elevador vai subindo, a imagem das pessoas vai se modificando. Vale a pena beber algo enquanto admira a vista do sol se pondo no Golden Horn.
3) Por último a vista da Torre de Gálata que possibilita uma visão 360 graus da cidade.

photo 3photo 1

Outras dicas:

Compras para o Haman: tem uma loja chamada Abdulla. As toalhas colchas, sabonetes e artigos para banho são feitos com produtos naturais e de maneira artesanal. Halicilar, no 62, Grande Bazar. http://www.abdulla.com.

Papelaria: a Lunapark oferece desde produtos de papelaria até cremes e cafés turcos de alta qualidade. É uma daquelas lojas estilo Vila Madalena, perdida no meio de Istanbul no bairro de Gálata. Serdar-I Ekrem Caddesi 17/B.

Blog 1

5 comentários em “Segredos de Istambul

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s