Istambul pode ser o melhor lugar do Mundo, pelo menos durante o Ramadã. Na minha última (e quarta) visita descobri uma cidade sem trânsito. E acredite, isto faz toda a diferença!
Para escrever este texto procurei estatísticas que comprovassem a minha sensação e sim, Istambul tem o pior trânsito do mundo segundo matéria do jornal O Globo.
Mas isto tudo muda por causa do período religioso em que muçulmanos jejuam entre o nascer e o pôr do sol, por 30 dias seguidos. Durante o Ramadã, as pessoas saem de férias ou voltam cedo para casa depois do trabalho.





A verdade é que o trânsito de Istambul fica ainda melhor do que o de São Paulo nas primeiras semanas de janeiro, ou seja, uma maravilha.
Este ano o Ramadã coincidiu com as férias escolares de verão. Mas mesmo assim os turcos foram categóricos e afirmaram que sempre, mesmo quando o período de jejum acontece em outros meses, os congestionamentos desaparecem.
Há ainda outros dois feriados muçulmanos para aproveitar a cidade sem sofrer com os congestionamentos.
O primeiro é o Bayram Ramadan, no final do Ramadan. O segundo é o Bayram do Sacrfício, que em 2015 acontece no mês de setembro. Nestas datas mais de seis milhões de pessoas deixam Istambul.
Enfim, esqueça os guias de turismo. Eles falam sobre as melhores época para visitar Istambul de acordo com o clima, mas nunca levam em conta o caótico trânsito da cidade.
Hospedagem
Como nem todo mundo poderá coincidir a época das férias com a do Ramadã e o objetivo deste post é te ajudar a evitar o trânsito infernal, então é muito importante prestar atenção no local de hospedagem.
Qualquer lugar na parte central, formada pelos bairros de Sultanahmet + Grande Bazar e Beyoglu, será uma boa escolha. A seguir falo um pouco sobre cada um deles.
Em Sultanahmet estão as atrações turísticas mais importantes de Istambul: Mesquita Azul, Santa Sofia e Palácio de Topkapi. Juntos com o Quarteirão do Grande Bazar formam a parte central e onde todos os turistas querem se hospedar e fazer tudo a pé.

Atravessando o Chifre de Ouro pela Ponte de Gálata chegamos a Beyoglu, também central. É ali que está a Galata Kulesi (Torre de Gálata), a Praça Taksin e Karakoy, o Soho de Istanbul.
Se seu hotel estiver em Beyoglu perto da ponte de Galata, então você também poderá andar a pé até as principais atrações ou usar o bonde (são apenas duas ou três paradas até as principais atrações). Caso se hospede perto de Taksin poderá pegar um funicular que liga a parte alta à parte baixa (Kabatas), ponto final do bonde.




Café da manhã e bairros à beira do Bósforo
Como falei no meu primeiro post sobre Istanbul – e minha primeira vez na cidade, o café da manhã é a refeição mas celebrada pelos turcos.
O Lokma continua excelente e disputado. Porém um novo local, Assk Kahve, é imperdível, não somente pela comida, mas também porque está literalmente à beira do Bósforo, entre os bairros de Ortaköy e Arnavutköy.
O Nar Dükkan conheci ano passado, pouco depois de sua inauguração. E continua servindo o melhor café da manhã de todos. Não está à beira do Bósforo, mas na parte mais cool de Karakoy.



Explore os bairros à beira do Bósforo como Ortakoy, sua mesquita – a mais pequena e bonita de todas – e seus cafés e feira de produtos locais. Ou Arnavutkoy e Bebek onde a maioria dos frequentadores é formada por turcos, seja nas calçadas dos restaurantes ou caminhando pelo calçadão.
Se quiser encerrar à noite tomando uma cerveja ou algum outro drink, acerque-se ao Über, em Karaköy. As ruas ali ao redor ficam cheias de jovens na faixa dos 30 anos papeando e bebendo, na melhor versão (melhorada) da Vila Madelana.

Terraço Itália

Se fizer uma reserva no Mikla não é preciso subir em mais nenhum terraço, nem na torre de Galata! Localizado no topo do prédio mais alto da cidade, este bar e restaurante tem a melhor vista de Istambul São oferecidos dois menus com entrada, prato principal e sobremesa. O preço é salgado – 175 ou 250 liras turcas por pessoa, mas vale a comida. Se não quiser gastar muito, vá apenas ao bar na cobertura e aprecie o visual de umas das cidades mais incríveis do mundo!
Mas também há inúmeros outros terraços em Istambul… e não se esqueça, não vá embora sem experimentar o melhor Çitir Bihter da Turquia, no Bodrum Manti & Café! Por apenas 35 liras você come este minúsculo ravioli ou capeletti de carne cozido e depois frito, servido com iogurte e molho de tomate e manteiga. O preço dá direito a uma bebida e sobremesa!
Leia também Segredos de Istambul