Não é à toa que a Zara dos móveis, a Ikea, é uma empresa de origem sueca. O país respira design e para ter acesso a artigos para casa, móveis e lustres de desenho não é necessário pagar nenhuma fortuna. O mesmo acontece na Noruega.
Mas isto não quer dizer que sejam cidades baratas. As capitais Escolmo e Oslo estão entre as que têm o custo de vida mais elevado do mundo. Com infraestrutura de dar inveja a qualquer país de primeiro mundo, estes dois lugares combinam o design com uma excelente cena gastronômica.
Dos prêmios Nobel, o da paz é o único que é concedido em Oslo. Todos os outros – medicina, física, química, economia e literatura, acontecem em Estocolmo.




Oslo
Sem dúvida, Estocolmo é muito mais bonita e agitada. Oslo vale a visita pelo Museu de Munch (Munch Museum), sua Ópera (Oslo Opera House) e o agito dos restaurantes e bares do porto.
É do porto de onde saem os barcos para os fiordes de Oslo. Por ignorância minha, achei que veria algo parecido aos fiordes do norte da Noruega, cartão postal do país.
Na verdade, a palavra fjord em norueguês refere-se a um braço ou um canal do mar. E é isto o que você irá ver nos passeios pelos fiordes de Oslo: casas de veraneio e bonitas baías.







Estocolmo
O passeio de barco em Estocolmo se chama Boat Trip Under the 100 Bridges. Não sei dizer ao certo se realmente passamos sob 100 pontes, mas a verdade é que a capital da Suécia é composta por 14 ilhas, e o arquipélago de Estocolmo por 30 mil.
Sodermalm, Kungsholmen, Norrmalm e Gamla Stan são as quatro principais ilhas de Estocolmo. Gamla Stan é o centro antigo e onde nasceu a cidade, em 1252.
Como referencia para caminhada no centro antigo, comece o passeio pela Slottsbacken, a rua de acesso ao Palácio Real. Depois vire à esquerda na Kallargrand e você chegará na praça mais antiga de Estocolmo, a Stortorget, onde também se encontra o Museu do Prêmio Nobel.
Siga pela Prästgatan e Västerlanggatan. Retorne pela Österlanggatan. Não deixe de passar pela rua mais estreita de Estocolmo, a Marten Trotzigs Gränd que liga a Prästgatan e Västerlanggatan, e tem apenas 90 cm de largura.
O Palácio Real é aberto à visitação e se você não conseguir, ou não quiser, conhecer tudo – The Kronor Museum, the Royal Apartments e The Treasury – de uma vez só, o ticket tem validade de sete dias.









Vasa Museu (Estocolmo)
O potente Vasa afundou no Arquipélago de Estocolmo em 1628 porque durante a construção da embarcação aumentaram o número de canhões, mas sem modificar as dimensões do navio de guerra, o que causou seu naufrágio.
Resgatado das profundezas do Báltico em 1961, o Vasa é o único navio de guerra da época no mundo e o museu, construído somente para abriga-lo, só poderia estar na Escandinávia. É impressionante! Você pode ler mais sobre sua história no site do Museu, também disponível em português.
http://www.vasamuseet.se/sv/Sprak/Portugues/
Restaurantes
Tanto Oslo como Estocolmo me impressionaram pela boa comida. Como comentei na abertura deste texto, você encontrará uma excelente cena gastronômica combinada com muito design. Como o custo de vida destas cidades é alto, comer também é, mas minha seleção de restaurantes conta com uma boa relação preço – qualidade.
Estocolmo
Södra Teatern. Localizado no Soho de Estocolmo, bem na “esquina” das ilhas de Södermalm e Gamlstan, tem uma vista panorâmica da cidade. O espaço é dedicado a cena musical internacional. No jardim funcionam diversos quiosques de comida e bebida onde as pessoas dividem mesas ao redor de um palco para shows. No prédio do antigo teatro há outro bar e espaço para concertos. Endereço: Mosebacke Torg 1–3. Telefone: +46 (0) 8 531 99 490. http://sodrateatern.com
Kungsträdgarden. Até o final do verão, o parque no centro de Estocolmo sedia um imenso mercado internacional de comidas e bebidas com representantes de diversos países. Endereço: Jussi Björlings allé 5.
Oaxen Slip. Este restaurante é ideal para almoçar no dia em que for ao Vasa Museu, distante cerca de 10 minutos de caminhada dali. A decoração de barcos pendurados no teto dão um show à parte neste bistrô sueco. Se preferir comidas mais elaboradas (e caras) opte pelo Oaxen Krog. Oaxen Krog & Slip: Beckholmsvägen, 26. Telefone: +46(0)8 551 531 05. http://oaxen.com/slip/?lang=en
B.A.R. (Blasieholmen’s Aquarium and Restaurant). É um bar e restaurante de três estrelados chefes suecos no centro de Estocolmo. A proposta é servir peixes, crustáceos e frutos do mar frescos e de produtores locais a bons preços. Entre as 14 e 17 horas o restaurante fecha e é servido apenas o menu do bar. Endereço: Blasieholmsgatan 4A Telefone: + 46 (0) 8-611 53 35 http://restaurangbar.se/en/
AG. Se você gosta de carne, este lugar é um parque de diversões. A churrascaria em versão sueca funciona em uma antiga fábrica na ilha de Kungsholmen. Não é muito fácil de encontrá-la. Uma pequena porta na rua se abre para um corredor e uma escada em caracol. Ao chegar ao primeiro andar, você se depara com um frigorifico com as portas de vidro e a carne pendurada, como em um açougue. Mas não pense que o ambiente é sinistro, muito pelo contrário! Endereço:Kronobergsgatan 37, Telefone:+46 8 410 681 00 http://www.restaurangag.se/?lang=en
Den Gyldene Freden. O lugar faz jus à localização, no centro antigo de Estocolmo, este restaurante existe desde 1722! A cozinha nórdica não deixou a desejar, mas a experiência de comer em um lugar com tanta história foi sensacional. A entrada se faz por um salão no nível da rua que depois se liga a outros salões descendo as escadas e que mais parecem grutas. Endereço: Österlånggatan 51. Telefone:+46 8 24 97 60. http://gyldenefreden.se/eng/about_us/index_about_us.html
Oslo
Tjuvholmen Sjomagasin. Tjuvholmen e Aker Brygge é onde tudo acontece na orla de Oslo durante o verão. É um novo bairro, de arquitetura moderna, cheio de bares, restaurantes e galerias. Sjomagasin significa loja de peixe. O cardápio deste restaurante tem uma variedade de peixes e frutos do mar frescos. Oferecem opções de menus e a la carte tanto no almoço quanto no jantar. O atendimento é muito cordial e a cozinha, totalmente aberta, se mistura ao restaurante proporcionando a experiência de ver o cozinheiro preparar o seu prato desde o início. Endereço: Tjuvholmen Allé, 14.Telefone:+47 23 89 77 77 http://www.sjomagasinet.no/english
Onda. São dois restaurantes em um dos piers de Aker Brygge com uma belíssima vista do Fjord de Oslo, ou a Baía de Oslo, e o porto. O Onda Sea oferece um menu do mar. O Onda Grill um cardápio de carnes. À noite, um DJ agita o restaurante e bar. Endereço: Stranden, 30. Telefone: + 47 45 50 20 00. http://www.onda.no/en/
Grand Café. O Grand Hotel é todo uma decadência, mas comer mexilhões com batata frita e cerveja na calçada da Karl Johans Gate, a principal avenida de Oslo, faz parte do passeio! Endereço: Karl Johans Gate, 31. http://www.grand.no/en/Restaurants–Bars/Grand-Cafe/
Theatercafeeen. Um clássico da cena gastronômica de Oslo e um autêntico café Art Nouveau inaugurado em 1900. Abre para almoço e jantar. Serve peixes, carnes e diversas opções de sanduíches e ovos. Endereço: Stortingsgata, 24. Telefone:+47 22 82 40 50 http://www.hotelcontinental.no/restaurants-bars/theatercafeen.aspx






Aeroporto – centro
Os aeroportos das duas cidades estão longe do centro. O de Estocolmo a 45 quilômetros e o de Oslo a 50 quilômetros. Mas ambos tem trem de alta velocidade que ligam os aeroportos à estação central em cerca de 25 minutos – e oferecem wifi gratuito no trem! No caso de Oslo, nem é preciso comprar o ticket antes, basta apenas passar o cartão de crédito na leitura magnética da catraca que da acesso à estação…