Como chegar à Veneza

A primeira vez que fui a Veneza fiquei um dia e foi suficiente. Voltei no final de abril e a estadia foi um pouco mais longa, dois dias e duas noites. Valeu a pena ver a cidade depois do entardecer quando fica igualmente bonita e com menos turistas.

A quantidade de pessoas abarrotadas em Rialto e San Marco incomoda, e muito. Pensei sugerir a vocês visita-la no inverno, quando Veneza está vazia, mas o risco de sofrer com a Acqua Alta, quando a maré enche e alaga a cidade, é grande.

Portanto, vá entre abril e outubro, mas prepare-se e tenha paciência. Em julho, agosto e setembro tenha o dobro de paciência. Veneza tem cerca de 60 mil habitantes, mas recebe 20 milhões de turistas por ano.

Vaporetto no Grande Canal de Veneza
Vaporetto no Grande Canal de Veneza
Lancha táxi no Grande Canal de Veneza
Lancha táxi no Grande Canal de Veneza

Trem

Uma maneira de mitigar o incomodo da multidão é ir de trem noturno desde Roma, por exemplo. Você economiza uma diária de hotel e compra uma cabine com cama. E se tiver sorte, pode ver o sol nascendo na hora em que o trem faz a travessia do continente para a ilha de Veneza e a estação Santa Lucia.

Quando cheguei a Veneza de trem, vi o sol nascer quando fazíamos a travessia do continente para a ilha
Quando cheguei a Veneza de trem, vi o sol nascer quando fazíamos a travessia do continente para a ilha

Na primeira vez em Veneza, cheguei à Piazza San Marco por volta das 7 da manhã. Ela estava vazia. Minhas únicas companheiras eram as pombas. Neste caso, depois do começo da manhã não tem como fugir, o local vai encher e encher, cada vez mais.

A Piazza San Marco no começo da manhã, ainda vazia.
A Piazza San Marco no começo da manhã, ainda vazia.

Voltei a Roma no mesmo dia, no trem rápido das 16 horas. São pouco mais de 3h30 de viagem, e neste caso uma parada em Florença.

Há inúmeros trajetos possíveis. Você pode ir e voltar de trem rápido ou combinar com trem noturno. Não voltar a Roma e seguir viagem a Milão ou Florença. Ir para França, Suíça, Áustria ou Alemanha. O site www.trenitalia.com tem todas as informações (e se quiser ajuda para montar um roteiro é só me escrever).

Como se locomover

Nesta segunda vez, cheguei de avião, pelo Aeroporto Internacional Marco Polo. Uma experiência única ver Veneza do alto, a Piazza San Marco e o Grande Canal (a foto ficou impublicável de tão ruim, ficarei devendo).

Na saída do portão de desembarque do aeroporto há guichês que oferecem táxi privado e táxi compartilhado. Logo ao lado, um balcão maior (foto), é o oficial do transporte público de Veneza e ônibus barco público, o famoso vaporetto.

Logo no desembarque no Aeroporto Marco Polo, em Veneza, há um guichê para comprar ticket de vapores para a cidade de Veneza
No desembarque do Aeroporto Marco Polo, guichê para comprar tickets para Veneza

O vaporetto do aeroporto a Veneza custa 15 euros. Os táxis lancha são um roubo, 120 euros. Vale a pena se você estiver em mais gente. No meu caso, a opção foi pegar um táxi compartilhado, 30 euros por pessoa.

Me disseram para pegar a lancha porque demorava 30 minutos até a Piazza San Marco enquanto o vaporetto 1h10 ou mais.

Mas eu desci em Rialto, nossa primeira parada, e onde desembarcaram mais três, das seis pessoas que dividiram a embarcação (ainda tinha espaço para muito mais gente, ou seja estávamos bem confortáveis). Meu hotel estava localizado a 250 metros da parada da lancha em Rialto e 250 metros de San Marco, ou seja, dava na mesma, e escolhi descer antes.

Ponte de Rialto, na chegada  em Veneza, de lancha compartida
Ponte de Rialto na chegada em Veneza de táxi lancha

Dependendo de qual seja seu destino será sempre mais rápido descer em Rialto porque caminhando em linha reta de Rialto ate São Marco são apenas 450 metros ou seis minutos. Pelo Gran Canal, de vaporetto, há mais quatro paradas entre os dois lugares, ou seja, demora mais (Veja o Google Maps abaixo).

Trajeto entre Rialto e San Marco a pé ou pelo Grande Canal (Google Maps)
Trajeto entre Rialto e San Marco a pé ou de vaporetto pelo Grande Canal (Google Maps)

No sentido inverso, de Veneza ao Aeroporto Marco Polo, não encontrei a opção de táxi compartilhado e, claro, me neguei a pagar 120 euros (se quiser voltar de táxi compartido, tente comprar a ida e a volta na chegada).

Fui de vaporetto usando a linha A.  Saindo de Rialto, fez apenas quatro paradas até o aeroporto e foi exatamente o mesmo percurso que fiz na chegada e demorou 45 minutos, apenas uns 20 minutos a mais que com a lancha.

vaporeto_aeroporto
Vaporeto que faz a ligação Aeroporto – Veneza – Aeroporto
Informação no embarque das linhas da Alilaguna entre o Aeroporto e Veneza
Informação no embarque das linhas da Alilaguna entre o Aeroporto e Veneza

As pessoas costumam dizer que é muito complicado chegar e sair de Veneza, mas não é.

Seja do aeroporto Marco Polo ou da Estação Santa Lucia, você tem a opção mais rápida e mais cara de táxi barco, privado ou compartilhado, ou mais demorada e barata, de ônibus aquáticos, os vaporettos. Preste atenção porque há linhas com mais paradas (ainda mais demoradas) e outras com menos paradas.

Linhas de vaporetto do Aeroporto à Veneza (site da Alilaguna)
Linhas de vaporetto do Aeroporto à Veneza (site da Alilaguna)

Consulte o site da Alilaguna, a empresa de transportes de Veneza, localize seu hotel e veja qual linha pegar e onde embarcar e desembarcar. Leve poucas malas porque certamente você terá que andar, subir e descer uma os mais escadas, e pontes até o hotel.

A única maneira de você desembarcar ou embarcar na porta do hotel é de lancha particular. Os hotéis costumam ter duas entradas, uma para pedestre e outra para quem chega de lancha.

 

2 comentários em “Como chegar à Veneza

  1. Boa noite Ricardo. Parabéns pela postagem. Estou indo a veneza agora em outubro/2017 e tenho duvida de como ir do aeroporto marco polo para o bairro de dorsoduro. pensei em pegar a lancha compartilhada. Sabe me dizer se ela tem paradas predeterminadas ou se ela se adequa ao endereço de cada passageiro? Obrigado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s