A principal coisa que você precisa saber sobre Granada é que La Alhambra tem um número limitado de visitantes por dia (300) e que é aconselhável visitar o local acompanhado de um guia por dois motivos: o seu tamanho e a sua história. Portanto programa-se, caso contrário a chance de chegar em Granada e não poder entrar em La Alhambra será grande, ou de entrar e se perder será maior ainda. Se quiser saber mais sobre o local e sua história, vá ao http://www.alhambra-patronato.es
Outro lugar que você tem que ir é o Albayzín, o antigo bairro árabe, localizado na montanha em frente de La Alhambra. De Albayzín se tem uma excelente vista de La Alhambra e de Sierra Nevada (estação de esqui a cerca de 40 minutos de Granada). E de la Alhambra se tem uma excelente vista de Albayzín. (fotos abaixo). Vale a pena perder uma tarde ou uma manhã caminhando pelo bairro.
Dos lugares em que comi recomendo dois.
Um deles é El Huerto de Juan Ranas porque está localizado no bairro de Albayzín â frente do mirador de Granada e a vista de La Alhambra é belíssima. Passei uma das melhores tardes da minha estadia na Espanha alí, tomando cerveja e comendo presunto crú com uma bela vista e se aquecendo no sol. Caminhe desde a Plaza Nueva até o mirador. Vá ao restaurante de dia pela vista, pelas atrações do bairro e porque à noite dizem que é um pouco perigoso . . . então aproveite a luz do dia para se perder pelas suas vielas. Outra caminhada que vale a pena também é baixar a pé pelo bosque de La Alhambra até a Plaza Nueva.
O outro restaurante que recomendo também fica em Albayzín e se chama Las Estrellas, localizado na Plaza del Mirador de San Nicolás. O chef é um francês que mistura a cozinha francesa com a da andaluzia. Vale a pena. Além de boa comida, a vista de La Alhambra à noite, todo iluminado é belíssima! Só depois que terminei de comer é que percebi que o restaurante estava ao lado do mirador, ou seja, em frente ao Juan Ranas. Apesar de dizerem que o bairro pode ser perigoso à noite, caminhei do mirador até a Plaza Nueva e não vi perigo algum como brasileiro que sou, mas claro, vá pelas ruas iluminadas.