Às vezes alguns amigos me pedem para montar roteiros, ou ajudar a reservar hotéis ou comprar passagens de avião. Amigos, claro, que como eu não gostam de viajar em excursões ou comprar pacotes já prontos. Vou dar algumas dicas básicas.
A internet possibilita a qualquer um ser seu seu próprio agente de viagens. Hoje é muito fácil comprar passagens, bilhetes de trem, reservar hotéis, adquirir entradas para museus, entre outros, de maneira online.
Fato: As companhias aéreas sempre voam primeiro para o país em que a empresa está localizada. E, na hora de montar um roteiro, podemos usar isso a nosso favor.
Exemplos:
- Se você voar para o Canadá com uma companhia americana, certamente terá que fazer conexão nos Estados Unidos tanto na ida como na volta;
Se for para a Índia de Emirates, terá que parar em Dubai;
- Se for para o Vietnam de Air France, em Paris;
Nesses casos, muitos países pedem visto mesmo para fazer conexão, não esqueça de checar isso antes de comprar a passagem.
Se você for para Paris de TAP, certamente terá que trocar de aeronave em Lisboa. Se for de Ibéria terá que parar em Madrid. De Lufthansa em alguma cidade da Alemanha.
E assim sucessivamente.
Na hora de montar um roteiro a Índia, ou Vietnam, e outros países mais distantes do Brasil, sempre teremos que fazer conexão em algum lugar como Emirados Árabes, Catar ou algum país da Europa.
Na ida ou na volta podemos parar na cidade onde fazemos as conexões, é o que se chama stopover. Normalmente para comprar passagens com stopover devemos escolher a opção múltiplos destinos ou múltiplas cidades ou outras opções de busca e etc na página da companhia aérea e comprar três trechos.
Exemplo:
Suponha que você queira ir a Hanói, no Vietnam, de Air France e na volta pretenda parar em Paris. Então temos que comprar um voo São Paulo /Hanoi, outro Hanoi / Paris e o terceiro Paris / São Paulo. Isso se chama stopover.
Normalmente há diferença de preço na tarifa quando fazemos um stopover. No exemplo para vocês, ela foi de R$ 700,00 a mais.
Nesta semana publico outros dois posts sobre esse mesma tema. Em um comentarei a compra de passagens para montar roteiros pela Europa e duas exceções à regra. No outro vou dar algumas dicas de como faço para encontrar tarifas mais baratas.