Dicas básicas para comprar passagens aéreas para montar roteiros para Europa

No post anterior falei de como incluir stopover em uma compra de passagem. Hoje vou falar sobre como comprar vários trechos em uma mesma companhia aérea e criar um roteiro. Os exemplos são para Europa, mas o raciocínio serve para viagens em outros continentes também.

Sempre que monto um roteiro faço com que o vôo de retorno ao Brasil seja direto, sem conexões e escalas. Se fizer uma viagem para Paris, Londres e Lisboa voando TAP, vou terminar o roteiro em Lisboa. Se a companhia aérea escolhida fosse a British Airways terminaria em Londres, e se fosse Air France em Paris.

Veja um exemplo. Na página da TAP compramos o primeiro voo de São Paulo para Londres (que vai ter conexão em Lisboa para Londres porque você está voando TAP). Um segundo trecho de Paris para Lisboa e um terceiro de Lisboa para São Paulo.

Selecionar Multi-city
Selecionar Multi-city

TAP Pagina 2

 

 

 

 

 

Rellenando Multi City TAP Roteiro Londres Paris LISTAP LONDRES PARIS LIS GRU

O trecho entre Londres e Paris você pode fazer de Air France ou de British Airways para que seja um voo direto (tente também as de low cost como Ryanair, Vueling e EasyJet). De TAP, seguindo a regra básica – as companhias aéreas voam sempre primeiro para o país onde a empresa está localizada – teria que fazer Londres / Lisboa / Paris, e não vale a pena. Neste caso existe a opção de ir de Londres a Paris de trem rápido – o Eurostar, que também vende passagens online. O trecho de Paris a Lisboa também é possível com a Air France ao invés de TAP.

A exceção é se você começar um roteiro por Londres e terminar por Madrid, ou por Amsterdam e terminar em Paris.

Explico: hoje, Ibéria e British Airways são praticamente a mesma companhia. Então é possível você comprar no site da Ibéria um voo direto de São Paulo a Londres e depois um voo de Madrid a São Paulo. Mas a regra básica continua valendo pois o voo direto São Paulo / Londres será operado pela British Airways e o de Madrid / São Paulo pela Ibéria. O mesmo vale para a Air France e a KLM, companhia holandesa. Você pode comprar no site da Air France o trecho de São Paulo a Amsterdam, voando KLM, vôo direto. Não se esqueça: sempre que for comprar vôos assim deve selecionar a opção múltiplos trajetos / destinos, ou algo parecido.

Iberia LHR MAD
 Air France GRU Amesterdam Paris GRU

A TAM tem voos diretos para Londres, Paris, Madrid, Frankfurt e Milão. Isso possibilita fazer diversas combinações na hora de montar um roteiro pela Europa. Você pode chegar por uma dessas cidades e ir embora por outra sem ter que fazer escalas e conexões. Abaixo simulei uma compra pelo site da TAM com a chegada à Europa por Londres e a volta para o Brasil por Milão.

TAM LHR MIL

Programas de milhas

Não confundam parcerias entre empresas com programas de milhas. Estes permitem voar em uma companhia e pontuar em outra, mas mesmo assim, às vezes, depende da tarifa e classe da passagem comprada. Sempre confira as regras dos programas.

Em 2010, a TAM e a TAP eram membros da Star Alliance. Eu voei de TAP três trechos – São Paulo/Lisboa; Paris/Lisboa e Lisboa/São Paulo, e em todos eles informei meu número fidelidade TAM, mas não pontuei. Algumas classes de tarifas das companhias parceiras, a TAM não pontuava. Porém, dois meses depois, li na Revista TAM uma propaganda do programa fidelidade e ele mencionava a parceria com a TAP, sem citar que havia restrições. Entrei com um processo no Procon – SP e consegui as milhas, em dobro.

Na fusão com a Lan Chile, a TAM mudou da Star Alliance para a One World. Em julho voei São Paulo/ Madri/São Paulo de Iberia (One World) e pontuei na TAM. Mas não valeu a pena. Apesar da tarifa de alta temporada, a TAM me deu mil pontos em um trecho e 350 em outro, quando normalmente voando TAM para Europa você recebe cerca 5 mil pontos por trecho voado (dependendo da categoria do seu cartão e tipo de tarifa é ainda mais). Portanto, fiquem atentos. De todos os programas que eu uso para conseguir milhas, o do cartão de crédito do Itaú e da Iberia / British Airways costumam ser os melhores, principalmente porque a BA permite usar milhas para descontos.

É importante dizer que isso tudo se aplica para compra online e tarifas com desconto. Se as companhias são membro de uma mesma aliança, normalmente, você pode emitir a passagem de uma empresa em outra, mas isso tem que ser feito por telefone e os preços costumam ser bem mais altos. Não se complique, não vale a pena.

No próximo post, e último, sobre passagens, vou falar como faço para encontrar passagens mais baratas nos sites das companhias aéreas.

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s