No post anterior falei de como incluir stopover em uma compra de passagem. Hoje vou falar sobre como comprar vários trechos em uma mesma companhia aérea e criar um roteiro. Os exemplos são para Europa, mas o raciocínio serve para viagens em outros continentes também.
Sempre que monto um roteiro faço com que o vôo de retorno ao Brasil seja direto, sem conexões e escalas. Se fizer uma viagem para Paris, Londres e Lisboa voando TAP, vou terminar o roteiro em Lisboa. Se a companhia aérea escolhida fosse a British Airways terminaria em Londres, e se fosse Air France em Paris.
Veja um exemplo. Na página da TAP compramos o primeiro voo de São Paulo para Londres (que vai ter conexão em Lisboa para Londres porque você está voando TAP). Um segundo trecho de Paris para Lisboa e um terceiro de Lisboa para São Paulo.

O trecho entre Londres e Paris você pode fazer de Air France ou de British Airways para que seja um voo direto (tente também as de low cost como Ryanair, Vueling e EasyJet). De TAP, seguindo a regra básica – as companhias aéreas voam sempre primeiro para o país onde a empresa está localizada – teria que fazer Londres / Lisboa / Paris, e não vale a pena. Neste caso existe a opção de ir de Londres a Paris de trem rápido – o Eurostar, que também vende passagens online. O trecho de Paris a Lisboa também é possível com a Air France ao invés de TAP.
A exceção é se você começar um roteiro por Londres e terminar por Madrid, ou por Amsterdam e terminar em Paris.
Explico: hoje, Ibéria e British Airways são praticamente a mesma companhia. Então é possível você comprar no site da Ibéria um voo direto de São Paulo a Londres e depois um voo de Madrid a São Paulo. Mas a regra básica continua valendo pois o voo direto São Paulo / Londres será operado pela British Airways e o de Madrid / São Paulo pela Ibéria. O mesmo vale para a Air France e a KLM, companhia holandesa. Você pode comprar no site da Air France o trecho de São Paulo a Amsterdam, voando KLM, vôo direto. Não se esqueça: sempre que for comprar vôos assim deve selecionar a opção múltiplos trajetos / destinos, ou algo parecido.
A TAM tem voos diretos para Londres, Paris, Madrid, Frankfurt e Milão. Isso possibilita fazer diversas combinações na hora de montar um roteiro pela Europa. Você pode chegar por uma dessas cidades e ir embora por outra sem ter que fazer escalas e conexões. Abaixo simulei uma compra pelo site da TAM com a chegada à Europa por Londres e a volta para o Brasil por Milão.
Programas de milhas
Não confundam parcerias entre empresas com programas de milhas. Estes permitem voar em uma companhia e pontuar em outra, mas mesmo assim, às vezes, depende da tarifa e classe da passagem comprada. Sempre confira as regras dos programas.
Em 2010, a TAM e a TAP eram membros da Star Alliance. Eu voei de TAP três trechos – São Paulo/Lisboa; Paris/Lisboa e Lisboa/São Paulo, e em todos eles informei meu número fidelidade TAM, mas não pontuei. Algumas classes de tarifas das companhias parceiras, a TAM não pontuava. Porém, dois meses depois, li na Revista TAM uma propaganda do programa fidelidade e ele mencionava a parceria com a TAP, sem citar que havia restrições. Entrei com um processo no Procon – SP e consegui as milhas, em dobro.
Na fusão com a Lan Chile, a TAM mudou da Star Alliance para a One World. Em julho voei São Paulo/ Madri/São Paulo de Iberia (One World) e pontuei na TAM. Mas não valeu a pena. Apesar da tarifa de alta temporada, a TAM me deu mil pontos em um trecho e 350 em outro, quando normalmente voando TAM para Europa você recebe cerca 5 mil pontos por trecho voado (dependendo da categoria do seu cartão e tipo de tarifa é ainda mais). Portanto, fiquem atentos. De todos os programas que eu uso para conseguir milhas, o do cartão de crédito do Itaú e da Iberia / British Airways costumam ser os melhores, principalmente porque a BA permite usar milhas para descontos.
É importante dizer que isso tudo se aplica para compra online e tarifas com desconto. Se as companhias são membro de uma mesma aliança, normalmente, você pode emitir a passagem de uma empresa em outra, mas isso tem que ser feito por telefone e os preços costumam ser bem mais altos. Não se complique, não vale a pena.
No próximo post, e último, sobre passagens, vou falar como faço para encontrar passagens mais baratas nos sites das companhias aéreas.