Quer pagar mais barato? Há muitas maneiras de conseguir isso. Para os voos internacionais, a dica é quanto maior a antecedência, entre 3 e 6 meses, mais barato você vai pagar. Portanto, programe suas férias.
As pessoas planificam as viagens para o exterior e, portanto, as passagens tendem a ir subindo quanto mais se aproxima da data do voo.
Evite as altas temporadas – julho e agosto; dezembro a fevereiro – quando os preços são mais altos porque a procura é maior.

Além disso, no Hemisfério Norte os meses de julho e agosto podem ser muito quentes e os de dezembro, janeiro e fevereiro, gelados. Se puder, viaje de março a junho e setembro a novembro. Você economiza e não sofre nem com o calor, nem com o frio.
Opte por voar durante a semana, normalmente as terças e quartas-feiras, quando os preços são mais baixos e os vôos menos lotados. Já às sextas e sábados costumam ser mais altos. Além disso, muitas companhias que oferecem dois voos diários, um diurno e outro noturno, tendem a ter tarifas mais baratas nos voos diurnos porque a procura é menor.


Eu prefiro comprar direto no site das companhias. Elas normalmente apresentam alternativas de preços para os dias próximos a data buscada, como nos exemplos acima.
Dos sites de venda de passagens “mais baratas” eu só usei a Decolar. Não tive problemas, mas o voo saiu mais caro do que sairia na British Airways por causa das taxas da empresa. Mesmo assim optei pela agência online porque a venda da passagem pela BA era feita no cartão de crédito como compra internacional. Além dos impostos do Governo, ficaria sujeito à flutuação do cambio. Fica aqui mais uma dica, cheque isso antes de efetuar a compra.