Se você tiver poucos dias, um fim de semana, por exemplo, compensa – e muito – conhecer “apenas” Bordeaux e Saint Emilion. Se dispuser de mais tempo, visite a Dordonha, região também conhecida como Perigord e terra do Foie Gras, mas que oferece muito mais que boa comida.
Segui viagem até Beynac-et-Cazec, duas horas de estrada partindo de Saint Emilion. No caminho, paisagens belíssimas, mas nada que se compare a Beynac, uma vila medieval na colina que dá acesso ao castelo, também medieval, construído em um penhasco às margens do Rio Dordonha. É de perder o fôlego.
É o castelo da Idade Média mais bonito e melhor conservado que eu já visitei. No local foi filmado Joana Darc (Jeanne D´Arc) de Luc Besson. Em Beynac, as casas feitas de pedra se misturam às ruas, também de pedras, e dão um show a parte.
Abaixo, sequencia de fotos da subida ao castelo passando por essas ruas e casas, e depois o castelo.
A cidade também é conhecida por atrair artistas e escritores.
Almocei no restaurante Le Petite Tonnelle, construído apoiado nas rochas da colina. O menu de 21 euros dava direito a entrada, prato principal e sobremesa. http://www.restaurant-petite-tonnelle.fr.
Na França – e mais ainda no interior – o costume é almoçar por volta das 13 horas. Normalmente, às 14 horas as cozinhas já estão fechadas e não se serve mais a comida, não adianta insistir. Programa-se para chegar nos restaurantes até umas 13h30.
A poucos quilômetros de Beynac se encontra outra cidade medieval, Sarlat-la-Caneda. No centro antigo se misturam construções medievais e renascentistas. É a cidade francesa, dizem, com mais prédios tombados pelo Patrimônio Histórico.


Passando o aqueduto, segui as indicações “centro”. Em lugar de parar o carro em um dos bolsões de estacionamentos, eu dei sorte, e sem querer, estacionei na rua atrás da Place de La Liberté, um dos principais pontos turísticos, onde está a Eglise Sainte-Marie, restaurada e transformada em um mercado coberto.

Sarlat está cheia de lojas de delicatessen de produtores regionais vendendo trufas e foie gras. É um verdadeiro parque de diversões para aqueles que gostam de comer bem e fazer compras gastronômicas. Os gansos ganharam até uma praça na cidade, a Praça dos Gansos (Place aux Oies).

Apesar de levar comigo um roteiro das principais ruas em que tinha que ir, acabei não usando. Me perdi por suas ruas estreitas, caminhando e admirando sua arquitetura.
Como a maioria dos turistas faz, eu visitei Sarlat por algumas horas, comprei produtos locais e segui viagem. Se eu já não tivesse reservado hotel em Brantome, teria dormido em Sarlat pela sua beleza e o centro gastronômico que é.
O roteiro ficaria perfeito se eu tivesse feito uma noite em cada uma das cidades: Bordeaux, Saint Emilion, Sarlat e Brantome.
Perigueux, capital da região do Perigord, por sua localização central, pode ser uma boa opção de hospedagem se você não quiser ficar mudando de hotel. Mas é uma cidade grande, e ainda que seu centro histórico seja bonito, é pouco atrativa se comparada aos outros locais visitados.
No próximo, e último post da série sobre o sudoeste da França, falarei da região de Brantome.
Olá! Parabéns pelo post! Muito bem explicado.
Estou programando uma viagem em maio de 2016 para essa região e pensei em fazer exatamente o que vc sugeriu, uma noite em cada cidade: Bordeaux, Saint Emilion, Brantome e Sarlat. Vc começou seu passeio onde? Vc alugou carro e traçou essa rota?
Gostaria de algumas dicas.
Muito obrigada
Priscila
Oi priscila, eu aluguei um carro pela internet para retirar no aeroporto de Bordeaux, onde chegava meu voo. Se vc for do Brasil, veja opções tanto via Paris como Madri. Dormi a primeira noite em Bordeaux e de la segui para Brantome. Sai pela manhã e no caminho parei em Sarlat e Beynac (não deixe de visitar o castelo de Beynac, é incrível). A viagem valeu muito a pena. Além dos lugares serem lindos, você come muito bem e toma bons vinhos a preços justos. Depois de Brantome, eu fui direto para o aeroporto de Bordeaux e devolvi o carro lá. Fico feliz que vc tenha gostado. Se precisar de alguma dica ou quiser ajuda com o roteiro é só me escrever!
Obrigada pelo retorno.
Farei exatamente isso, pegarei o voo de Paris direto para Bordeaux, alugarei o carro e farei uma noite em cada uma dessas cidades.
Já anotei a dica do castelo. 👌🏻👌🏻
Qualquer dúvida chamo vc.
Valeu
Tem a opção de ir de trem rápido de Paris para Bordeaux tb. Boa viagem!!!!