Todo brasileiro deveria visitar Portugal, pelo menos uma vez na vida e descobrir o quanto nós, brasileiros, temos do jeito simpático dos portugueses. Ou também divertir-se ouvindo o sotaque português e encontrando as diferenças entre o português falado em Portugal e o no Brasil.
Algumas delas: xícara se diz chávena; bengaleiro é guarda-volumes, descarga é autoclismo, e por aí vai.



Outras vezes os significados são os mesmos, mas com uma pequena variação que faz toda a diferença. Há uma distinção entre restaurante e restaurante gourmet, que nós não fazemos.
Por exemplo, os tradicionais Transmontana e o Bacalhoeiro são restaurantes. Eles servem o bacalhau assado com batatas.
Já o restaurante Cafeína em que o Bacalhau é feito com espinafre e maionese é considerado gourmet.
A cozinha do Pedro Lemos, que ganhou uma estrela Michelin, nós brasileiros chamaríamos de minimalista. Mas para eles também é Gourmet




Descobri isso tudo conversando com o dono do Cafeína que me indicou um outro restaurante frequentado por ele e que não é gourmet, o Gaveto.
Muito simpático, o proprietário de O Gaveto, em um domingo em que o salão estava lotado de portugueses, todo orgulhoso, fez questão de mostrar aos brasileiros os viveiros próprios e também os peixes e frutos do mar, todos muito frescos.
Dos restaurantes da minha lista (veja ao final do texto) somente não consegui ir ao Pedro Lemos. Mas fui a outro uma estrela Michelin, o do hotel Yeatman e o único que não voltaria. Achei muito caro para pouca comida. Estou até hoje pensando onde colocaram os frutos do mar do ensopado, que de peixe não tinha quase nada.
Todos os outros recomendo, e muito. Se você for ao O Gaveto, em Matosinhos, ou ao Cafeína, na Foz do Porto (eu aconselho ir aos dois), não deixe de andar pela beira-mar. Ambos estão a 10/15 minutos do centro do Porto. Seria como se fosse a Cascais de Lisboa, mas ainda mais perto da cidade.

Arquitetura e arte
Não deixe de ir ao Museu Serralves, visitar as esculturas no jardim e a Casa Serralves, um exemplo da arquitetura Art Déco da década de 30 do século passado.
Se você for paulistano, ficará tentado em conhecer a Catedral da Sé, mas a Igreja de S. Francisco, toda coberta de ouro vai ofuscar sua visão. Também descubra a beleza da simplicidade da Capela das Almas, toda de azulejos portugueses.
A principal sala de concertos do Porto, a Casa da Música, é um ícone da arquitetura moderna.
Ande pelo centro e entre nas típicas mercearias portuguesas, observe a arquitetura da cidade, e no final tome um vinho do porto de aperitivo no Majestic, um autêntico café da Belle Époque.







Vale do Douro
A única justificativa para ir ao Porto e não fazer o cruzeiro pelo Rio Douro é se estiver chovendo e os barcos não saírem – o que aconteceu comigo como comentei no post passado Vinho do Porto não é licor!
Mas, pensando pelo lado positivo, tenho um bom motivo para voltar ao Porto.


Como sempre faço antes de viajar, se conheço alguém do local, peço dicas para incluir no meu roteiro.
Um casal de amigos portugueses, do Porto, me recomendou o site Cruzeiros Douro que oferece uma variedade de opções, de 1 a 3 dias, ou mais longas, e diversos tipos de embarcações.
Eu tinha reservado o de um dia para ir de barco até Pinhão e depois regressar ao Porto em trem.
Mas se você preferir dormir em Pinhão, o Vintage House Hotel é uma ótima opção. Aparece em primeiro lugar na avaliação dos hóspedes do Booking.com com nota 9,0 e em segundo lugar no Tripadvisor, com certificado de excelência. Os preços das diárias durante a semana custam a metade do valor cobrado nos finais de semana, ou até menos.
Restaurantes
Cafeína
Rua do Padrão 100, 4150-557 Porto, Portugal. Telefone: +351 22 610 8059
O Gaveto
Rua Roberto Ivens, 826 com Avenida Serpa Pinto. Telefone: +351 229 378 796 / 224 097 6 15

Presuntaria Transmontana
Av. Diogo Leite, 80. Telefone: +351 223 758 380
Bacalhoeiro
Av. Diogo Leite 74, 4400-111 Vila Nova de Gaia, Portugal. Telefone:+351 22 375 9408
Pedro Lemos
Rua do Padre Luís Cabral, 974. Telefone:+351 22 011 5986
Os Lusíadas
Rua Tomás Ribeiro, 257. Telefone:+351 22 937 8242
The Yeatman
Rua do Choupelo 88, Vila Nova de Gaia, Portugal. Telefone:+351 22 013 3100
ótimas lições e fotos lindas, como sempre!
Obrigado Camis! O próximo será seu.
Adorei as dicas e as diferenças dos restaurantes, mas os tradicionais são ótimos.
Obrigado! Concordo com você, os tradicionais são ótimos!
Viajo para Portugal mês que vem, com certeza suas dicas serão muito úteis.
Que bacana! Espero que seja mesmo porque é este meu objetivo! Se quiser algumas dicas sobre Lisboa me manda um email que te envio. Ainda vou escrever o post sobre a cidade. Se puder, além de Sintra e Cascais, vá até Óbidos! Boa viagem!