Da série a França não é só Paris, sugerimos um fim de semana prolongado na região da Provença, no sudeste do país em Aix en Provence, Avignon e o surpreendente Parque Natural do Verdon.
Aix é a cidade mais charmosa da Provença. Aquela que traduz o que todo turista imagina da região: lindas casas em ocre com janelas azuis, flores, fontes, deliciosas boulangeries e patisseries.


Se você for na primavera ou verão, as atrações culturais e gratuitas alegram ainda mais a cidade, como o festival C´est Sud e a Fête de La Musique.
Comece a caminhada pela Cours Mirabeau, principal avenida de Aix. Se perca entre as praças (como a de Verdun e des Prêcheurs), e prove uma das delícias das boulangeries.
Se for dia de feira (terças, quintas e sábados), melhor ainda! Elas se espalham pelas praças da cidade e oferecem desde alimentos até flores, roupas e os típicos sabonetes provençais a L´Occitane.
Nas patisseries, prove o calisson, doce tradicional de Aix feito com amêndoas e frutas cítricas.
Para os fãs de Paul Cézanne, a visita ao seu atelier, que ainda reúne os objetos do artista, é imperdível. Também é possível conhecer os lugares frequentados por Cézanne. O escritório de turismo de Aix en Provence fornece os roteiros (300 Avenue Giuseppe Verdi).




Avignon
Em Avignon, o clima é outro. Uma das cidades medievais mais bonitas da França, cercada por muralhas (muito bem conservadas). No século XIV foi sede da Igreja Católica, e hoje é Patrimônio Mundial da Humanidade.
O ápice da visita é o Palais des Papes (Palácio dos Papas), imponente e muito bem preservado, composto por cerca de 20 salas com pé-direito altíssimo, que pode chegar a 50 metros de altura.
Nos aposentos dos papas, os afrescos do italiano Matteo Giovannetti nas paredes são uma grata surpresa.
Aproveite e entre também nas belas Cathédrale Notre-Dame des Doms e Basilique Saint-Pierre. Encerre a viagem em dos cafés da Place de L´Horloge.

Grand Canyon ou fiorde francês?
Um lugar que você talvez nunca tenha ouvido falar é o Parque Natural do Verdon, uma área de 188 mil hectares localizado nos alpes da Provença (Alpes-de-Haute-Provence) a cerca de 100 quilômetros de Aix en Provence. As águas azul-esverdeadas do Rio Verdon e do Lago de la Sainte-Croix impressionam. A estrada que corta o parque é sinuosa e com curvas fechadas, mas a paisagem dos desfiladeiros, chamados de Gorges du Verdon (Gargantas do Verdon), compensam a viagem!

Como chegar

Para quem quiser explorar a região, a melhor cidade para se hospedar pela sua localização central (e beleza) é Aix en Provence.
Saindo de Paris, há diversas maneiras de chegar.
De trem rápido, o TGV, o trajeto dura 3 horas. Você pode consultar as opções de horários no site da SNCF, operador dos trens franceses. (VOU COLOCAR LINK PARA TGV).
De avião, o voo de Paris a Marselha dura 1h15. A Air France oferece mais de 10 voos diários. De Marselha até Aix en Provence são mais ou menos 30 minutos de carro. Não recomendamos se hospedar em Marseille. É uma cidade grande e caótica.
De carro, a viagem dura 7 horas. Se dispuser de tempo pode ser uma boa opção. No caminho você pode dormir uma noite em Lyon ou parar para conhecer alguns dos castelos do Vale do Loire, como o de Chambord.
Colaboração para o blog por Camila Melo, jornalista, 37 anos, é diretora da Anima Brasilis Comunicação Estratégica. Trabalhou em projetos como o da Copa do Mundo Brasil 2014 e em veículos de imprensa como iG e Jornal da Tarde.