Fim de semana na Provença Francesa

Da série a França não é só Paris, sugerimos um fim de semana prolongado na região da Provença, no sudeste do país em Aix en Provence, Avignon e o surpreendente Parque Natural do Verdon.

Aix é a cidade mais charmosa da Provença. Aquela que traduz o que todo turista imagina da região: lindas casas em ocre com janelas azuis, flores, fontes, deliciosas boulangeries e patisseries.

Cours Mirabeau
Cours Mirabeau
provenca_provence
Campo de lavanda na Provença

Se você for na primavera ou verão, as atrações culturais e gratuitas alegram ainda mais a cidade, como o festival C´est Sud e a Fête de La Musique.

Comece a caminhada pela Cours Mirabeau, principal avenida de Aix. Se perca entre as praças (como a de Verdun e des Prêcheurs), e prove uma das delícias das boulangeries.

Se for dia de feira (terças, quintas e sábados), melhor ainda! Elas se espalham pelas praças da cidade e oferecem desde alimentos até flores, roupas e os típicos sabonetes provençais a L´Occitane.

Nas patisseries, prove o calisson, doce tradicional de Aix feito com amêndoas e frutas cítricas.

Para os fãs de Paul Cézanne, a visita ao seu atelier, que ainda reúne os objetos do artista, é imperdível. Também é possível conhecer os lugares frequentados por Cézanne. O escritório de turismo de Aix en Provence fornece os roteiros (300 Avenue Giuseppe Verdi).

Mercado em praça de Aix en Provence
Mercado em praça de Aix en Provence
Calissons da Provença
Calissons da Provença

 

cezanne
O escritório de turismo de Aix fornece o mapa com o roteiro para conhecer os lugares frequentados por Cezanne
Aix en Provence
Fonte na Cours Mirabeau

Avignon

Em Avignon, o clima é outro. Uma das cidades medievais mais bonitas da França, cercada por muralhas (muito bem conservadas). No século XIV foi sede da Igreja Católica, e hoje é Patrimônio Mundial da Humanidade.

O ápice da visita é o Palais des Papes (Palácio dos Papas), imponente e muito bem preservado, composto por cerca de 20 salas com pé-direito altíssimo, que pode chegar a 50 metros de altura.

Nos aposentos dos papas, os afrescos do italiano Matteo Giovannetti nas paredes são uma grata surpresa.

Aproveite e entre também nas belas Cathédrale Notre-Dame des Doms e Basilique Saint-Pierre. Encerre a viagem em dos cafés da Place de L´Horloge.

C_Rodde_AVIGNON_TOURISME
Palácio dos Papas em Avignon. Foto de C Rodde para Avignon Tourisme

Grand Canyon ou fiorde francês?

Um lugar que você talvez nunca tenha ouvido falar é o Parque Natural do Verdon, uma área de 188 mil hectares localizado nos alpes da Provença (Alpes-de-Haute-Provence) a cerca de 100 quilômetros de Aix en Provence. As águas azul-esverdeadas do Rio Verdon e do Lago de la Sainte-Croix impressionam. A estrada que corta o parque é sinuosa e com curvas fechadas, mas a paisagem dos desfiladeiros, chamados de Gorges du Verdon (Gargantas do Verdon), compensam a viagem!

As Gargantas do Verdon
As Gargantas do Verdon

Como chegar

Google Mapas, trajeto Paris a Aix en Provence
Google Mapas, trajeto Paris a Aix en Provence

Para quem quiser explorar a região, a melhor cidade para se hospedar pela sua localização central (e beleza) é Aix en Provence.

Saindo de Paris, há diversas maneiras de chegar.

De trem rápido, o TGV, o trajeto dura 3 horas. Você pode consultar as opções de horários no site da SNCF, operador dos trens franceses. (VOU COLOCAR LINK PARA TGV).

De avião, o voo de Paris a Marselha dura 1h15. A Air France oferece mais de 10 voos diários. De Marselha até Aix en Provence são mais ou menos 30 minutos de carro. Não recomendamos se hospedar em Marseille. É uma cidade grande e caótica.

De carro, a viagem dura 7 horas. Se dispuser de tempo pode ser uma boa opção. No caminho você pode dormir uma noite em Lyon ou parar para conhecer alguns dos castelos do Vale do Loire, como o de Chambord.

Colaboração para o blog por Camila Melo, jornalista, 37 anos, é diretora da Anima Brasilis Comunicação Estratégica. Trabalhou em projetos como o da Copa do Mundo Brasil 2014 e em veículos de imprensa como iG e Jornal da Tarde.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s