O plano inicial era conhecer somente Saint Emilion, cidade a 47 quilômetros de Bordeaux, com mais de 900 rótulos de vinho, muitos considerados os melhores da França, os Grand Cru.

No final acabei fazendo turismo pela região da Dordonha, que recebe este nome por causa do Rio Dordonha. Além de vinhos e boa comida, a viagem pelo sudoeste da França inclui belíssimas cidades medievais e castelos incrustados em paisagens bucólicas e menos turísticas que Carcassone e Avignon.
O roteiro de cinco dias começa por Bordeaux e segue por Saint Emilion, Beynac-et-Cazenac, Sarlat la Caneda, Perigueux e Brantôme. Todas as grandes empresas locadoras de carros (Europcar, Avis, Hertz e etc) estão no aeroporto de Bordeaux-Mérignac (http://www.bordeaux.aeroport.fr/fr/shops/renter).
O castelo medieval de Beynac-et-Cazenac incrustrado em um penhasco do Rio Dordonha foi o local de filmagem de Joana Darc (Jeanne D´Arc) de Luc Besson.

Sarlat la Caneda é uma autêntica vila medieval que também atrai turistas por causa de sua feira gastronômica e as inúmeras lojas de foie gras.

Perigueux é a capital da Dordonha e pode ser a base para se hospedar e visitar toda a região.

Brantome “cresceu” no entorno de uma abadia do século IX. A poucos minutos dali é possível visitar os castelos de Bourdeilles e Puyguilem, e a Grotte de Villars, uma caverna com desenhos pré-históricos.
Bordeaux

Bordeaux fica ainda mais bonita à noite, toda iluminada. Caminhe pela Esplanade de Quinconces, Quai Louis XVIII à beira do Rio Garona (Garonne) que corta a cidade, e chegue até a Place de la Bourse, de lá caminhe até a Place de Grands Hommes. Visite o Grand-Théatre e a Igreja de Saint- André, construída no século XI.
Pelo seu risoto de vieiras (Saint Jacques), a Brasserie l`Orléans foi o restaurante que eu mais gostei. http://www.brasserie-lorleans.fr



Desde Paris se pode chegar a Bordeaux de trem rápido, o TGV, que faz o trajeto em cerca de 3h15, ou de avião pela Air France, 1h05 de voo. De Madrid o voo dura 1h15 e é operado pela companhia regional da Iberia, a Air Nostrum.
Se seu interesse não for a colheita das uvas, a melhor época para visitar a região é na primavera e verão, quando tudo ganha mais vida e cor.
Nos próximos posts falarei um pouco mais de cada umas das cidades, atrações e opções de hospedagem e restaurantes.
Que fotos maravilhosas! Gostaria de ficar uns dois meses na França para ver tudo!
Eu também! Mas já que não dá, a gente pode ir fazendo aos poucos, não?
[…] Se você gosta de roteiros de vinho e gastronômicos, que tal conhecer a Ribeira de Duero ou a Rioja? Duas importantes regiões produtoras de vinho na Espanha. Também já escrevi sobre os vinhos de Bordeaux e Saint Emilion, no sudoeste da França, […]
[…] série a França não é só Paris, sugerimos um fim de semana prolongado na região da Provença, no sudeste do país em Aix en […]
Nossa gostei de mais gostaria muito de visitar essa região me encanta Dordonha.
Grata por compartilhar.